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Onde, herança...
Onde, herança...

 

Os levitas não possuíam herança na terra; nenhuma porção da Terra

Prometida lhes coube por sorte para seu uso exclusivo (Nm 18:23, 24;  Dt

12:12ss).  Eles eram sustentados pelos dízimos do povo, enquanto que os

sacerdotes  recebiam as porções das ofertas não consumidas pelos

sacrifícios, os primogênitos do rebanho bovino e ovino, e o dízimo

levítico (Nm 18:2ss, Dt 18:1-4).  Os levitas tinham permissão para

residir em quarenta e oito cidades separadas para seu uso (Nm 35:1ss; Js

21:1ss). Cercando cada uma destas cidades era assinalada uma área de

pastagem que estava reservada para os levitas (Lv 25:32-34). O livro de

Deuteronômio dá grande ênfase na responsabilidade dos israelitas para com

os filhos de Levi (12:12, 18 e 19;  14:28, 29).

      A frase “os sacerdotes levitas” (Dt 17:9, 18;  18:1; 24:8; 27:9; Js

3:3; 8:33) lembra que, ainda que o ofício sacerdotal fosse desempenhado

pela família de Arão, este era, antes de qualquer coisa, levita.  A

estes, a lei atribuía numerosos deveres em adição ao cuidado do

santuário: servir como juízes (Dt 17:8 e 9);  regular o controle dos

leprosos (Dt 24:8);  guardar o livro da lei (Dt 17:18).

      Nos livros de Crônicas há diversos detalhes do ministério dos

levitas (vide I Cr 6).  Neste capítulo há um destaque para os cantores

levíticos, Hemã, Asafe e Etã, bem como seus respectivos filhos,

encarregados  por Davi da música do templo (I Cr 6:31ss;  15:16ss).  Há

referências ao trabalho levítico também nos capítulos 9, 15, 23 de I

Crônicas e em II Crônicas 5-8, 17, 24, 29 e 35.  Encontramos relação

entre o oficio levítico e o ofício profético.  Jaaziel, um levita dos

filhos de Asafe, profetizou a vitória de Josafá (2 Cr 20:14).  Jedutum, o

levita, é chamado de vidente do rei (2 Cr 35:15).

      Os profetas maiores fazem algumas referências ao papel dos levitas.

 O profeta Isaías falou acerca de Deus reunir os israelitas dispersos (ou

talvez gentios convertidos) para servi-lo na qualidade de sacerdotes e

levitas: vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas

virão, e verão a minha glória. (...) E também deles tomarei alguns para

sacerdotes e para levitas, diz o Senhor. (Is 66:18 e 21).

      O profeta Jeremias descreve uma nova aliança que o Senhor fará, a

partir de um “Renovo de justiça” que brotaria da descendência de Davi

(Jer 33:16).  No verso 18, o profeta acrescenta: “nem aos sacerdotes

levíticos faltará varão diante de mim para oferecer holocaustos, e

queimar ofertas de cereais e oferecer sacrifícios continuamente”.

      O profeta Ezequiel descreve uma aguda separação entre os sacerdotes

levíticos, a quem denomina filhos de Zadoque, e os levitas infiéis (Ez

40:46; 43:19).  Os filhos de Zadoque são os sacerdotes levitas que

permaneceram fiéis a Deus (Ez 44:15 e 48:11).  Os levitas infiéis são

denunciados como idólatras e, face sua infidelidade, não poderiam mais se

aproximar do altar, nem manusear as coisas sagradas (Ez 44:10-14).

      No livro de Esdras encontramos diversas referências aos levitas.

Eles desempenharam uma parte proeminente no lançamento dos alicerces do

novo templo (Ed 3:8ss) e quando da dedicação do mesmo (Ed 6:16ss). O

mesmo Esdras prezou por coibir o casamento com estrangeiros, engano no

qual sacerdotes e levitas também vinham incorrendo (Ed 9:1ss; 10:5ss).

      Em Neemias encontramos os levitas envolvidos na reconstrução dos

muros em Jerusalém (Ne 3:17) e, após seu término, na instrução da Lei ao

povo (Ne 8:7-9), tendo uma participação preponderante na vida da nação

(Ne 11:3ss, 12:27 ss).  Este mesmo livro conta que durante a ausência de

Neemias de Jerusalém, o ministério levítico sofreu acentuado declínio.

Um certo Tobias, amonita, recebeu permissão para se instalar num dos

aposentos do templo, reservado para guardar os dízimos dos levitas (Ne

13:4ss).  Quando Neemias retornou, encontrou os levitas dispersos, longe

do ofício para o qual eram separados (Ne 13:10ss).

      O livro de Malaquias parece descrever exatamente este período de

ausência de Neemias. O profeta denuncia o descaso com que os sacerdotes

tratavam seu ofício e como colocavam seus interesses pessoais acima dos

do Senhor dos Exércitos (Ml 2:4ss).

      No Novo Testamento, Barnabé é mencionado como um levita (At 4:36).
Fonte : https://www.pregaapalavra.com.br/levitas/introd.htm

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